Serviços
29/09/2004
0 comentário(s)
Quem trabalha por conta própria precisa recolher o INSS
Todo trabalhador com carteira assinada é automaticamente filiado à Previdência Social e é chamado de "segurado empregado". E quem trabalha por conta própria, "contribuinte individual", precisa se inscrever e contribuir mensalmente para ter acesso aos benefícios previdenciários.

Até mesmo quem não tem renda própria, como as donas-de-casa e os estudantes, pode se inscrever na Previdência Social e contribuir como "segurados facultativos". Para se filiar é preciso ter mais de 16 anos.
Para se inscrever na Previdência Social o cidadão deve procurar uma Agência da Previdência Social, acessar o endereço eletrônico www.previdencia.gov.br ou ligar para o 0800-78 0191.
O contribuinte individual (autônomo, empresário e equiparados) deve recolher à Previdência Social 20% sobre a remuneração do mês. Em caso de prestação de serviços a empresa, a alíquota é de 11%, recolhida pela empresa. É importante ressaltar que devem ser respeitados o piso (R$ 260,00) e o teto previdenciário (R$ 2.508,72).
Os contribuintes facultativos (donas-de-casa, estudantes, desempregados) podem contribuir com 20% sobre valores entre o piso e o teto.