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Desde: 16/04/2004      Publicadas: 251      Atualização: 27/10/2005

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 Consultoria

  28/06/2004
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Montadoras e autopeças pedem redução de imposto

A indústria automobilística está se articulando para retomar as negociações com o governo sobre as medidas que permitam solucionar a crise do setor no País. De acordo com Alain Keruzoré, presidente do Grupo Valeo América do Sul , a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e o Sindicato Nacional dos Fabricantes de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) estão em debate para pedir ao governo uma redução da carga tributária sobre os automóveis.

Montadoras e autopeças pedem redução de impostoAs duas entidades haviam se reunido com o governo durante o ano passado, em conjunto com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC .
Esta negociação deu origem à redução emergencial do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) dos automóveis. Porém, a discussão acabou devido a um racha entre as montadoras.
Agora, Keruzoré afirma que há uma rearticulação para reduzir a carga tributária de 35% para 25% do preço do automóvel. Ele afirma que estudos apontam a possibilidade de o mercado interno crescer 25% se esta redução fosse implementada.
Anteontem, a vice-presidente mundial da Ford Motors para o Canadá, México e América do Sul, Anne Stevens, afirmou na reunião dos investidores com o governo em Nova York que a carga tributária sobre o setor no Brasil é duas vezes maior que a francesa e cinco vezes superior à norte-americana. Na avaliação de Stevens, o mercado interno brasileiro poderia ser maior se esta carga fosse reduzida.
A opinião é semelhante à de Cledorvino Belini, presidente da Fiat do Brasil . Em sua avaliação, manifestada em seminário do setor automotivo mês passado, a carga que hoje incide sobre a compra do automóvel poderia ser transferida ao seu uso, como acontece nos países europeus.
Keruzoré afirma que a Valeo já está estudando os seus gargalos que impediriam o atendimento de uma demanda 25% superior. Assim que estiverem identificados, a empresa programará investimentos para revertê-los e, dessa forma, estar pronta para atender ao mercado.
Nesta semana, montadoras de caminhões declararam que já estaria havendo desabastecimento de peças usadas na produção de motor, transmissão e freio. De acordo com Paulo Butori, presidente do Sindipeças, essa restrição estaria restrita aos componentes fundidos, como tampas de motor e pistões, e forjados.
No caso dos fundidos, Butori afirma que o problema está na capacidade de produção das fundições, cujo uso atual é de 100%. Nos forjados, a questão é o fornecimento de aço, que não consegue acompanhar o crescimento da demanda interna.
Keruzoré afirma que o fornecimento de aço foi regularizado depois do acordo firmado entre os consumidores e as siderúrgicas, no começo deste mês. No entanto, ele afirma que o uso de sua capacidade de produção de componentes para caminhões está em torno de 90%. Essas linhas já estão incluídas entre os gargalos a serem resolvidos.
De acordo com José Lopez Feijóo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, os trabalhadores ainda não foram procurados pelos empresários para retomar as conversações. Em sua avaliação, os empresários de autopeças e montadoras decidiram primeiro se rearticular para depois procurar as outras partes da negociação.
Da parte dos sindicatos, Feijóo afirma que serão mantidas as exigências de contrapartidas sociais na negociação de qualquer acordo automotivo. Ele lembrou que o governo também está disposto a negociar, como demonstram afirmações de Lula no decorrer deste ano.
  Autor:   Paulo Belushi


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